quarta-feira, 9 de março de 2016

Saude no brasil

Critérios para a alocação orçamentária referente à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde A distribuição e alocação para os estados e Distrito Federal dos recursos federais para a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde obedecerá aos critérios conforme o quadro que se segue. O primeiro grupo de critérios trata da adesão às políticas setoriais de saúde que propõem a alteração do desenho tecno-assistencial em saúde. Quanto maior a adesão a esse grupo de políticas, maior será a necessidade de investimento na qualifi cação e desenvolvimento de profi ssionais para atuar numa lógica diferenciada. O peso desse grupo de critérios na distribuição dos recursos federais para a Educação Permanente em Saúde equivale a 30% (trinta por cento) do total. Os dados utilizados são da Secretaria de Atenção à Saúde (DAB/SAS e DAPE/ SAS) para o ano anterior. Os seguintes critérios compõem este grupo: C1: Cobertura das Equipes de Saúde da Família (10%) C2: Cobertura das Equipes de Saúde Bucal (10%) C3: onde comprar oxinova


Cobertura dos Centros de Atenção Psicossocial – 1Caps/100.000hab. (10%) O Segundo grupo de critérios trata da população total do estado e do quantitativo de profi ssionais de saúde que prestam serviços para o Sistema Único de Saúde. Quanto maior o número de profi ssionais e maior a população a ser atendida, maior será a necessidade de recursos para fi nanciar as ações de formação e desenvolvimento desses profi ssionais. O peso desse grupo de critérios na distribuição dos recursos federais para a Educação Permanente em Saúde equivale a 30% (trinta por cento) do total. As bases de dados são do IBGE – população estimada para o ano anterior e pesquisa médico-sanitária de 2005, ou sua versão mais atual. Os seguintes critérios compõem este grupo:  como funciona oxinova
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C4: Número de profi ssionais de saúde que presta serviço para o SUS (20%) C5: População total do estado (10%) O terceiro e último conjunto de critérios busca dar conta das iniqüidades regionais. Os critérios utilizados nesse grupo são: o IDH-M e o inverso da concentração de instituições de ensino com cursos de saúde.

Quanto menor o IDH-M maiores as barreiras sociais a serem enfrentadas para o atendimento à saúde da população e para a formação e desenvolvimento dos trabalhadores da saúde. Por outro lado, quanto menor a concentração de instituições de ensino na área da Saúde, maior a difi culdade e maior o custo para a formação e desenvolvimento dos profi ssionais de saúde. Nesse sentido, maior recurso será destinado aos locais com menor disponibilidade de recursos para o enfrentamento do contexto local. O fi nanciamento maior dessas áreas visa ainda, desenvolver a capacidade pedagógica local. O peso desse grupo de critérios n

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